Hoje foi dia de realizar um passeio pelo lado leste da Ilha da Madeira. Saímos de Funchal e seguimos para Camacha, nossa primeira parada. Infelizmente a parada no Pico do Areeiro, terceiro mais alto da Ilha, com 1810 metros, foi prejudicada pela neblina, que está presente no topo dos montes durante toda esta semana.
Na sequência uma parada em Ribeiro Frio, que com o chuvisco fez jus ao nome. Apelamos para um chocolate quente enquanto nossos companheiros se renderam à Poncha (cachaça, suco de maracujá, limão e mel). A parada para o almoço foi em Santana, onde existem as famosas casas triangulares. Uma pena que estejam sumindo as que ainda servem de moradia.
Em Porto da Cruz, no lado norte da Madeira, visita a uma cachaçaria, depois de passar pela plantação de cana de açúcar. Nossos companheiros se engancharam na degustação com mais Poncha. Nós demos uma volta pelo pequeno centro da cidade que tem uma igreja moderna.
A penúltima parada foi no Pico do Facho, de onde temos uma vista completa da Ponta de São Lourenço, com belíssimas formações rochosas. Também há vista de Caniçal e Machico.
Por fim, a última parada foi na Ponta de São Lourenço, o extremo leste da Ilha da Madeira. De lá é possível avistar o Porto de Caniçal e a pista do Aeroporto. Cuidado com o vento. Dá para entender porque o avião balança quando se aproxima da Ilha.
No retorno a Funchal ainda passamos por baixo da extensão da pista de pouso. Uma obra fantástica, pensando no peso e impacto que ela suporta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário