terça-feira, 29 de maio de 2012

Santiago de Compostela

Estamos no Parador Hostal de Los Reyes Católicos, na mesma praça da Catedral de Santiago. Isso facilita muito para fazer as visitas a toda área principal da cidade. A Plaza do Obradoiro está sempre cheia de peregrinos. É fantástico vê-los chegando de suas longas caminhadas.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Coruña


Esperava de A Coruña, ou La Coruña, apenas uma grande cidade portuária, mas para nossa grata surpresa ela é muito bonita. O porto de um lado e as praias de Riazor e Orzán de outro dos bairros de Peixeria e Ensanche formam um belo contraste. Na ponta da praia de Riazor está o estádio municipal de mesmo nome. O Farol, conhecido como a Torre de Hércules, está passando por restauração e está fechado para visitas desde o início deste ano. Próximo a ele está o aquário Finisterrae.


domingo, 27 de maio de 2012

BMW

O nosso companheiro desta viagem facilita um bocado o caminho para Santiago. Estou ficando mal acostumado.

Lugo

Em Lugo encontra-se a única muralha romana do mundo que encontra-se totalmente preservada. São aproximadamente 2km que podem ser percorridos facilmente devido a sua largura. É usuada como uma pista de caminhada e corrida pelos habitantes locais. No seu interior está a Catedral de Lugo. Próximo à Plaza Mayor experimentamos um Santiaguiño, um bolinho macio coberto com açúcar de confeiteiro, e o desenho da cruz de Santiago. Muito bom.




sábado, 26 de maio de 2012

El Pazo de Orbán

Chegamos em Lugo, a primeira cidade da Galícia onde dormiremos. O nosso hotel está dentro da cidade murada. Chama-se Pazo de Orbán. É fantástico. É um monumento histórico com poucos quartos, cada um com uma decoração distinta. Muito espaço e conforto, com um atendimento primoroso. Fora a TV de 48 polegadas. Nosso quarto é a janela ao lado direito do balcão.

O Cebreiro

A segunda parada do dia foi em O Cebreiro. Para chegar nesse lugarejo é preciso sair da rodovia em Pedrafita do Cebreiro e subir um pouco. O local está a 1300m de altitude. Só tem a Igrejinha de pedra e poucas casas de pedra que são os alojamentos dos peregrinos, algumas com bares e pequenas lojas de souvenirs. O que impressiona é o clima do lugar. À direita do altar está o relicário do milagre ocorrido ali: o vinho transformado em sangue e o pão em carne. Só estando lá para saber como é.

Ponferrada

No caminho entre León e Lugo fizemos duas paradas. A primeira foi em Ponferrada. estacionamos no centro comercial novo da cidade e seguimos até o centro antigo. A primeira coisa que se vê é o enorme castelo dos templários. Mais acima está a Igreja de Nossa Senhora de La Encina. Diz a lenda que um cavaleiro encontrou a imagem no buraco de uma "encina". O nome da árvore em português é azinheira, mas ainda não cheguei à conclusão de qual seria seu nome no Brasil, se é que existe.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Os Vitrais de León

Iniciamos o dia com a visita ao interior da Catedral de León. Os vitrais são belíssimos. A restauração está em andamento, corrigindo ainda erros das "restaurações" do século XIX. A visita inclui o Claustro, ao lado, onde estão algumas peças originais da fachada da Catedral. Fomos almoçar quase 2 horas da tarde e fomos os primeiros a chegar no restaurante, que foi encher lá pelas 15:30. Muito boa a comida no Bodega Regia. Depois visitamos a muralha, no ponto onde se pode subir, pela praça dedicada a El Cid. Logo depois está a Igreja de San Isidoro. Nossa visita foi bem no horário da saída do colégio, em frente. Terminamos o dia com nova visita ao El Corte Inglés e uma Freixenet, uma espumante "local". Impressiona a diferença de preço para o Brasil.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

León

Ainda em Castilla y León, chegamos a León. No caminho pudemos ver a trilha do Caminho de Santiago ao lado da estrada. Ele é todo ladeado por árvores e segue um caminho distinto da rodovia, passando por dentro das cidades no caminho.

Em León caminhamos do hotel Luís de León até o centro histórico, onde procuramos um lugar para comer algo. Acabamos ficando no Café Victoria. A cidade parecia um deserto às 15hs. Depois não ficou muito direferente. Nesta primeira impressão León parece muito mais pacata que Burgos. O lugar mais movimentado era no entorno da Catedral. A Plaza Maior estava totalmente vazia, o que não é comum em outras cidades que visitamos. Aproveitamos para rodar pelo El Corte Inglés, em frente ao nosso hotel. Para jantar voltamos ao centro histórico. O caminho estava bem vazio, e muitos restaurantes da região também. Escolhemos o Casado, onde pudemos "picar" algo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Burgos - 2º Dia

CATEDRAL DE BURGOS
Iniciamos o dia com a visita à Catedral de Burgos. Diversas capelas interessantes com trabalhos de épocas variadas. Algumas capelas sofreram alterações e duas viraram uma nova. Alguns detalhes interessantes, como o papamoscas, no alto, à esquerda da Porta de Santa Maria. A escadaria dourada da Porta da Coroneria inspirou a da Ópera de Paris, de acordo com o audio guia.


MONASTÉRIO DE LAS HUELGAS
Segundo a guia o rei Alfonso VIII contruiu o local originalmente como casa de férias, "hulgas del Rey", de onde teria vindo o nome do monastério. Ou seja, é o lugar da folga, ou dos folgados. Piadas a parte, o lugar é muito legal de ser visitado. A visita guiada dá boas informações de sua história e obras. Em 1187 o lugar passou a ser monastério. Os símbolos de Castilla y Léon estão presentes em toda parte. Podem ser vistos trabalhos do século XII ao XVIII, em estilos gótico, mudéjar, barroco, flamenco, entre outros. A visita termina no Museu de Telas Medievais, instalado onde era o depósito de cereais.


REFEIÇÕES
Foi muito difícil. O almoço teve entrada quente com uma espécie de
ratatouille com queijo de cabra gratinado Estava tão ruim... Seguido por arroz com langostin. Era  um tipo de paella. Ruim...
O chá das 5 teve churros com chocolate, sem chá. Ruim demais...
O jantar foi mais leve. Apenas tapas y cañas. Patatas bravas, anchovas, croquetas, e um espetinho com atum, azeitonas e pepino. Tudo acompanhado com cañas na barra. Foi um dia light.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Burgos

Burgos é uma cidade simpática, até grandinha, mas com jeitinho de interior. Na hora do rush a maior concentração era de 3 carros em uma rua. Em compensação o parquinho das crianças estava bem disputado.

Fomos andar no centro e passamos pelo Arco de Santa Maria.
Uma das coisas que mais se vê em Burgos são estátuas. Você pode vê-las em todo lugar. Diversas no meio de praças e ruas, um garoto sentado no parapeito, um homem lendo jornal apoiado no pilar, um casal de velhos no banco, crianças brincando de roda, e por aí vai. Mas as que mais marcam presença, pela quantidade, são as de El Cid. A da foto é uma delas.

E quando passamos pela Plaza Mayor, só para não perder o costume, presenciamos uma manifestação. Esta era apenas a reunião para o início da passeata que depois tomou as ruas. O protesto era contra mudanças no sistema educacional. 


Plaza de Toros de Las Ventas - Madrid

Pegamos o carro no aeroporto, um BMW serie 1. Primeira parada: Plaza de Toros de Las Ventas, Madrid. Uma bela construção para um evento não tão belo. Nos souvenirs os toros são sempre retratados de forma simpática, mas na torada o pobre animal não tem chance. Sempre torço para o toro. Olé toro!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Volvimos a Madrid

Saimos de São Paulo às 15:50 de domingo e chegamos em Lisboa às 05:30 da segunda-feira. Fizemos a conexão para Madrid no vôo das 09:20, chegando às 11:40. Do aeroporto de Barajas para o hotel utilizamos o transfer do próprio hotel. Demos muita sorte, pois chegamos no ponto junto com a Van. Ao lado do Hotel Axor Barajas está o Shopping Plenilunio, onde comemos alguma coisa antes de seguir para o centro da cidade. Visitamos o Templo de Debot, que está em um bonito parque próximo à Plaza de España.


Depois visitamos o imperdível Mercado de San Miguel. Comemos uma maravilhosa tortilla, acompanhada de vinho, e compramos uma porção de cerejas, que estou comendo enquanto escrevo. Antes de retornar ao hotel, uma visita à Fnac e um lanche no VIPS da Gran Via. Uma simpática lanchonete onde já havíamos comido na visita anterior.

domingo, 13 de maio de 2012

De Volta ao Velho Continente

Mais um período de férias se aproxima e para delírio de quem nos acompanha virtualmente, mais uma viagem se iniciará. Mais uma uma vez o destino será o velho continente. Conheceremos uma parte do norte da Espanha. a Galícia, e terminaremos o tour em Portugal. O ponto alto deverá ser Santiago de Compostela. O caminho será de carro. Deixaremos a provação de fé para uma próxima oportunidade. Domingo que vem começa.