sábado, 2 de junho de 2012

Rota do Vinho Verde

Na rota do Vinho Verde vale visitar Monção e Melgaço. Entre elas estã diversos produtores de vinho verde, mas a degustação pode ser feita no centro das duas cidades. Em Monção, na Caso do Curro, com uma das entradas pela Praça Deu-La-Deu, e em Melgaço, no caminho entre a Matriz e a Torre. Excelente atendimento nos dois locais, mas experimentamos muito mais tipos de vinho verde em Monção. Em Melgaço vale a pena ainda a visita à torre, de onde se tem uma ótima vista da cidade e do Minho.

Hotel Boega

Após sair de Santiago passamos por Pontevedra, atravessamos a fronteira entre Espanha e Portugal, e chegamos a Vila Nova de Cerveiro. Nosso hotel na verdade está logo depois, em Gondarém. O Hotel Boega tem um espaço incrível, em um cenário maravilhoso com vista para o Rio Minho. Um ótimo lugar para servir de base para visitas a pequenas cidades próximas, incluindo a rota do vinho verde.

Botafumeiro

Na visita à Catedral de Santiago de Compostela não pode faltar um abraço a Santiago. A entrada é pelo lado direito do altar, mas é comum a fila dar a volta por trás e ter seu fim do lado esquerdo, após a saída. A entrada é estreita e sobe-se uma escada até chegar atrás da estátua de Santiago. O abraço é dado no seu manto de prata. Depois de sair pelo lado oposto já está a entrada para descer à tumba, onde estariam os restos mortais do apóstolo. No final do dia a fila costuma ficar bem menor.
Vale a pena fazer a visita ao Museu da Catedral. A entrada é pela Praça do Obradoiro, à direita da Catedral. O término da visita pode acabar com saída dentro da igreja. Fizemos isso e chegamos em tempo de ver o uso do Botafumeiro. Experiência impressionante. A velocidade que o incensário atinge quando ele é balançado de um lado para outro da Catedral é impressionante. A impressão é de que ele vai se chocar com o teto, ou cair sobre os fiéis que assistem à missa.